BRUNO SILVA
GUIA DE TURISMO HABILITADO NO MINISTÉRIO DO TURISMO
PERNAMBUCO, BRASIL e AMÉRICA DO SUL
ESPECIALIZADO: TURISMO RECEPTIVO, PEDAGÓGICO, HISTÓRICO, CULTURAL, ECOTURISMO e EXCURSÕES RODOVIÁRIAS
LITORAL SUL
BELEZAS, ENCANTOS E UM PEDACINHO DO CÉU
MUITO PRAZER, LITORAL SUL PERNAMBUCANO
Do Cabo do Santo Agostinho a São José da Coroa Grande, 110 km de praias de destaque no litoral brasileiro
O pernambucano não pode reclamar de tédio. Dos 187 quilômetros da costa pernambucana, 110 ganham destaque nacional pela paisagem de cartão postal e as praias de areias brancas e águas mornas. Do Cabo de Santo Agostinho até São José da Coroa Grande, na divisa com Alagoas, o Litoral Sul oferece ao visitante mil e uma opções de diversão. É só entrar no carro, esquecer o estresse do dia-a-dia e desfrutar das maravilhas desse pedaço especial do Nordeste.
O passeio pode começar por Gaibu, distante apenas 40 quilômetros do Recife. A praia tem um visual que se destaca pelo paredão de pedras, que pode ser escalado. Lá do alto, é possível contemplar os contornos das vizinhas Enseada dos Corais e a belíssima Calhetas. Se a busca é por tranqüilidade, o endereço então é Paraíso, a menor praia da costa pernambucana.
Antes conhecida como Praia da Preguiça, Paraíso oferece aos visitantes a emoção de uma caça ao tesouro: as ruínas de um antigo forte dos holandeses, escondidas em meio à vegetação. Em Calhetas, um pouco antes, o tesouro é a própria praia. A pequena enseada de paisagem primitiva - que no passado serviu de porto seguro para tropas portuguesas e holandesas - tem águas claras e profundas, bastante procuradas para passeios em família.
Deixando o Cabo de Santo Agostinho, o destino é o município de Ipojuca, lugar das internacionais Muro Alto e Porto de Galinhas. A primeira abriga o Nannai, um dos 03 melhores resorts do Brasil. Mas o mergulho nas piscinas naturais com quase três quilômetros de extensão é de graça. E relaxa até o mais estressado dos mortais. Um perfeito abre-alas para Porto de Galinhas, eleita por 09 vezes consecutivas (na votação de uma revista de circulação nacional) a melhor praia do País. O passeio de jangada rumo às piscinas naturais é a maior atração da praia. Munido de snorkel e óculos, é possível observar os peixes coloridos que habitam os corais. Na areia, o colorido fica por conta mesmo da pele dos mais variados turistas que freqüentam a região. A noite de Porto também não fica a dever. Na alta estação, a diversão nos vários bares, restaurantes e boates vai até a madrugada e agrada principalmente os mais jovens. Vizinha a Porto de Galinhas está Maracaípe, paraíso dos surfistas em busca de ondas com até dois metros de altura. Por conta do mar bravio, Maraca sedia conhecidos campeonatos nacionais e internacionais do esporte. Mas se o surfe não é o seu negócio, siga um pouco mais até o Pontal de Maracaípe e assista ao pôr-do-sol tomando água de coco em uma das barraquinhas instaladas onde desemboca o Rio Maracaípe.
Deixando Ipojuca para trás, chegamos então no município de Tamandaré, um dos mais novos - e nem por isso menos encantadores - municípios praianos de Pernambuco. A belíssima e hoje comentadíssima praia dos Carneiros é puro encantamento. Com sua igrejinha a beira do rio Formoso, o mais limpo do estado, esta praia de águas transparentes e quentes, faz jus a sua fama "o lugar onde Deus escolheu para morar".
Tudo isso é apenas um pedaço deste, que é considerado, um dos melhores trechos do litoral brasileiro.